ESTADO DE MATO GROSSO

POLÍCIA MILITAR

ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR COSTA VERDE

(CIM – 1951)

 

15ª TURMA – CFO PMMT – “DOM AQUINO CORRÊA”

 

 

A Turma Dom Aquino Corrêa, 15ª turma do Curso de Formação de Oficiais da PMMT, é, sem dúvida, uma turma diferenciada. Iniciou sua trajetória em 08 de fevereiro de 2009, quando vinte Alunos Oficiais da PMMT e treze Alunos Oficiais da PMMS, davam gênese à história acadêmica da Turma. De fato, é uma notoriedade, pois não é contumaz Alunos de outras Polícias Militares cursarem o CFO na Academia de Polícia Militar Costa Verde. Após algumas semanas, o último integrante da turma a ingressar na APMCV chega, completando a turma, que hoje conta com 31 Alunos Oficiais, pois três não quiseram continuar na PM.

O nome da turma – Dom Aquino Corrêa – foi decidido após um estudo aprofundado de figuras históricas. A escolha se deu pela importância histórica que teve Dom Aquino, foi Governador do Estado de Mato Grosso, criador da Academia Mato-grossense de Letras, membro da Academia Brasileira de Letras.  Possuía um espírito conciliador, marca de suas ações. Dotado de grande consciência democrática, capacidade construtiva e sentimento patriótico, criou a letra do Hino de Mato Grosso. Devido, então, a esta importância histórica, a turma que ingressava em 2009 resolveu homenagear o ilustre mato-grossense Dom Aquino Corrêa.

Durante o ano de 2009, quando cursava o CFO I, a Turma Dom Aquino Corrêa foi contemporânea da Turma Ramos de Queiroz, do CFO II, que comandava a APMCV, devido a ausência de CFO III. Foi um período de difícil adaptação, principalmente os primeiros meses, que são o rompimento da vida civil e o forjamento do caráter miliciano. No dia 21 de abril de 2009, os Alunos Oficiais da 15ª Turma, participaram do evento mais importante que teriam no 1º ano, a entrega do Espadim Tiradentes. O grande evento, foi um marco valioso na vida de cada um dos Alunos Oficiais integrantes da Turma, uma data inesquecível.

No ano de 2010, já como CFO II, a Turma Dom Aquino Corrêa pôde dividir a Academia com os novos Alunos que chegavam, componentes da Turma Marechal Coelho. Neste ano, os Alunos Oficiais do 2º ano passavam a receber novas funções  na APMCV. Hoje, são comandados pela 1º Ten PM Valéria (Comandante de Pelotão), pelo Cap PM Eduardo (Comandante da EsFO) e pelo Ten Cel PM Otomar (Comandante da APMCV).

Como é possível observar, a Turma Dom Aquino Corrêa, ao longo de quase dois anos de curso, passou por diversas situações, algumas difíceis, outras marcantes, formando uma identidade da turma. Suas características peculiares, tornam-na uma Turma única, composta de Alunos Oficiais de elevado nível.